Hot or not

Upcycling | A Vida Acontece

18:37


Upcycling é um novo estilo dentro da moda, sendo usado principalmente por aqueles preocupados com o meio ambiente e sustentabilidade. Quer saber mais? Continue lendo!
Chamamos um estudante de moda da PUC - Paraná, Samuel Eufrasio, pra contar um pouquinho sobre este novo olhar sobre a moda que vem gerando um burburinho e ainda dá dicas de como você pode fazer também!


1-    Afinal, o que é o upciclying na visão de um estudante de moda?
A técnica de Upcycling consiste em reaproveitar resíduos ou produtos inutilizados para criação de algo novo. Para mim, enquanto estudante de moda, é uma excelente maneira de exercitar a criatividade e trabalhar com os mais diversos tipos de materiais.

2-    Quais são os benefícios?
Além da exclusividade que podemos proporcionar para as peças, é também uma maneira consciente e sustentável de consumir moda, porque dessa forma, a gente faz com que as peças sejam utilizadas até o fim de sua vida útil, diminuindo o consumo desenfreado e consequente a poluição causada pelo descarte.

3-    Em quais contextos podemos usar (se isso dá pra usar na vida, em quais ocasiões usar, etc)?
Acredito que o conceito de reaproveitar algo que não utilizamos, criando uma coisa totalmente nova pode ser aplicado em muitas coisas da nossa vida, como por exemplo nosso tempo, aquele conhecimento adquirido e que a gente nunca usa e etc.
Falando em termos de produto de upcycling, pra mim não existe ocasião específica, tudo vai de acordo com o produto. Existem milhares de produtos de moda, arte e decoração, feitos a partir dessa técnica que possuem muito requinte e sofisticação, tipo as peças da marca Viktor & Rolf, e por outro lado, existem também as peças mais despojadas, voltadas pra públicos diferentes e etc.

4-    Como isso pode se encaixar no guarda-roupa do leitor?
      Acho que a técnica é uma maneira muito divertida de manter nosso guarda-roupa sempre atual, com novidades e tudo mais. Pra quem tem noções básicas de corte e costura é bem mais fácil e as opções são infinitas, porque é possível desfazer inúmeras peças e criar mil coisas novas a partir dessas pecinhas. Mas isso não quer dizer que quem não sabe costurar não pode fazer upcycling, muito pelo contrário, é super possível transformar peças apenas com uma tesoura, é só usar a criatividade.

5- Quer aprender a fazer?  Cata o passo a passo:
1.    Desmanchar as peças.
Nesse caso eu utilizei algumas partes retiradas de uma calça jeans e de um short Jeans.


2.    Com todas as peças em mãos, eu fui estudando os encaixes pra ver que tipo de peça final dava pra criar, dai resolvi juntar a parte das costas do shorts pra criar a parte da frente de um cropped tipo jardineira. Retirei os bolsos e cortei os dois “triângulos” e costurei um no outro. Depois disso defini o tamanho das laterais e cortei.

3.    O próximo passo foi costurar o cós da calça aberto (ele é duplo) na parte inferior da peça, formando a barra e ao mesmo tempo as alças do cropped.
Posicionei a peça no meio do cós, deixando as sobras nas laterais do mesmo tamanho, para que elas fossem cruzadas nas costas e presas na frente, igualzinho uma jardineira mesmo.

4.    Como nessa peça eu não podia usar nada que não fosse proveniente das duas peças originais, pro fechamento eu precisei improvisar, então cortei a parte dos botões traseiros da calça, e costurei na parte da frente da peça. (O ideal seria colocar um botão novo e etc)

5.    Por fim, peguei um dos bolsos retirados do shorts e costurei no meio da peça, em cima das marcas dos bolsos originais.

6. Resultado:


POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

0 comentários