Runaway

Fortaleza de Santa Cruz da Barra - Niterói | A Vida Acontece

15:52

Quando eu pensava em lugares para turistar em Niterói, só um local me vinha a mente: o Museu de Arte Contemporânea (MAC) projetado por Niemeyer. Não é por menos, o museu conta com uma fachada futurística, uma vista incrível e possui artes que vem de 1950!
Se você ainda não conhece, vale a pena ir! Mas não vá em época de férias porque sempre está em reforma. Eu também não entendo isso. Por que prefeitura de Niterói? Por que?

Enfim, nas minhas andanças por Niterói descobri muitos lugares lindos e bacanas de se conhecer. Hoje venho falar da Fortaleza de Santa Cruz da Barra, existente em sua atual estrutura desde 1612.



A Fortaleza é carregada de história pra contar e experienciar. Lá, a visita é guiada por um soldado que conta as diversas lendas e relatos sobre o lugar.
E não se engane achando que é pequena, porque aquele lugar é imenso! Existem, ainda hoje, as masmorras em que os corsários ingleses eram colocados, prisões nas quais o preso só conseguia ficar de cócoras ou deitado, vários canhões e tem até capela!

Pavilhão de canhões (Tem muito mais do outro lado!)

A Capela

Imagem muito rica com ouro da época em que a Fortaleza foi construída

Uma das histórias contadas é que Iracema, filha de um capitão, que havia se apaixonado por um cabo. O pai, quando soube, proibiu a filha de viver o romance, que se atirou ao mar em 1906. Seu corpo está emparedado na capela.





O caminho até lá também não deixa a desejar. Se você tiver ânimo, aconselho ir a pé, apreciando a vista. O percurso da praia de Jurujuba até a Fortaleza tem cerca de 1km.
Vista que se tem no caminho para a Fortaleza. É possível ver a própria Fortaleza à esquerda; o Pão-de-açúcar e o Cristo à direita . A Fortaleza fica a 2 km de distância pelo mar do Pão de açúcar.

A entrada no local custa R$10,00 reais a inteira (R$5,00 meia). Crianças até 12 anos não pagam, nem idosos a partir de 60 anos. Militares do Exército e seus familiares diretos; pessoas com necessidades especiais; estudantes e professores da Rede Pública de Ensino (mediante Ofício da Diretora para a FSCB) e Antigos Combatentes da 2ª Guerra Mundial (Veteranos da FEB e do Batalhão de Paz) também estão isentos de pagar o ingresso.
Para saber mais, clique aqui.

POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

0 comentários