Runaway

Viajar! | A Vida Acontece

12:29


O conforto de casa é sempre muito bom, não é mesmo?! Sua cama, suas coisas, seu quarto, sua comidinha do dia-a-dia...
Mas e quando rola de se aventurar e se jogar no mundão (mesmo que da sua cidade) pra conhecer novos lugares? De repente, até no próprio bairro... ir à um Café legal que tenha aberto ou um parque que você nunca foi... O que importa, ao meu ver, é a vontade e a aventura.

Eu ando numa vibe muito grande de querer viajar. Mas, contudo, porém, entretanto, o tempo é muito curto pra finalista de graduação, como alguns devem saber.
Admito que não gosto de fazer o trajeto da viagem, mas adoro estar em diferentes lugares e conhecê-los. 
Ando vendo lugares, países, culturas, vidas... aí fico ansiosa já me imaginando nesses lugares... é um ciclo sem fim (risos).

Um ponto muito importante nesse assunto é a organização.
Não é uma viagem espontânea e tá com tempo pra planejar? Planeje. Você conseguirá fazer um roteiro de viagem muito bacana, provavelmente gastando bem menos que se deixando tudo para última hora.

Como se planejar para ter uma viagem legal e não gastar muito?
Essa é a parte burocrática de se viajar. É neste ponto que você procura por hotel, hostel, transporte, pensa em quantos dias poderá ficar fora,,,
Então mãos à obra! Hora de planejar! 

Tempo.
Acho que as primeiras perguntas a serem feitas são: quanto tempo eu poderei e gostarei ficar onde pretendo ir? Calcule mais ou menos quanto tempo pretende gastar nessa investida. Uma semana, dois meses, três dias?
É importante que você parta desse ponto para que você possa se programar economicamente, além de saber de quantos dias precisará para acomodações, entre outros fatores.

♣ Transporte.
Qual será seu meio de locomoção até lá? Carro, avião, ônibus?
Quando nos programamos antes, é possível achar passagens muito baratas na internet! 
Uma dica muito bacana quanto a passagem de avião é entrar nos sites de busca de preço ou das companhias aéreas, em janela anônima. Quando entramos no site em janela normal, é possível o site identificar do computador que a demanda está vindo e aumentar o preço das passagens na sua próxima visita. Chocante, né?!
Já em relação a passagem de ônibus, o valor quase não se altera, não é?! Mas é válido fazer uma pesquisa também. Em altas temporadas ou quando se tem algum evento grande na cidade que se pretende ir, as passagens de ônibus tendem a ficar um pouco mais caras.
Quanto ao carro, não tem jeito. Você tem que se rpreparar para pagar o preço da gasolina. E não esqueçam de fazer a revisão do carro antes de colocar o pé na estrada, hein?!
Também tem a famosa carona! Mas cuidado! Conhece alguém que tá indo pra lá? Sucesso e partiu! Só cuidado. Prefira caronas de pessoas conhecidas.

Hospedagem.
Xii! Aqui fica difícil economizar, não é mesmo?! Errado! Aqui só depende do grau de conforto que você quer e pode ter ($). Aqui é importante que você consiga o máximo de informação que puder sobre o local que você ficará hospedado. Olhe na internet opiniões, pergunte as pessoas que você sabe que já estiveram hospedadas lá, as vantagens, o que tem e o que não tem... enfim, saiba onde você está se enfiando. 
Os hotéis, assim como as passagens, podem ter aumento e queda no preço na estadia. Pesquise! 
Tá sem grana pra hotel? Tem os hostels (albergues), onde os valores são bem baixos em relação aos hotéis. Aqui, quanto mais você pesquisar, mais as chances de encontrar um albergue legal e mais barato.
Conhece alguém que mora onde você quer ir? Ótimo! Não precisar gastar com a hospedagem é um ótimo meio de economizar na viagem.

Alimentação
Não tem jeito. Comé que fica sem comer nessa vida?! Essa coisa maravilhosa existente no universo! Não tem como, não é mesmo?! O que se pode fazer é comer o máximo de refeições que puder em casa. Por exemplo, a maioria dos lugares onde se está hospedado oferece café da manhã. Ótimo! Menos um gasto com refeição.
Em albergues costuma-se ter cozinha aberta aos hóspedes. Você pode usar os utensílios e aparelhos da cozinha, só precisa levar a comida. Aí é chuchu beleza. Só ir ao supermercado, fazer uma comprinha e você mesmo fazer suas refeições sempre que possível.

Locomoção
Transite pelos lugares a pé ou de bicicleta sempre que possível para não precisar gastar com passagens indo de um lugar pro outro. Mas não deixe de separar umas dilminhas para táxi, metrô e ônibus.
Informe-se qual é o meio de locomoção mais barato no lugar que você está indo.

A viagem é internacional? 
Os pontos são os mesmos. Só não esqueça de tirar o passaporte! Muitos países só aceitam estrangeiros que tenham passaporte há, no mínimo, seis meses.
Se for necessário, tire o visto também! 
Caso a viagem for para Europa, não é necessário tirar o visto aqui no Brasil. Você pode ficar sendo lindo por lá por até três meses sem que tenha que tirar o visto. Legal, né?!

Como vocês puderam perceber, eu foquei em planejamento e economia que podem ser feitos na viagem. Mas são só ideias que não precisam ser seguidas à risca. É só uma ajudinha amiga.
E se você for mais aventureiro, mete as caras! O sol na cara é pra poucas, mana! Se joga!

Aqui vão alguns blogs de viagem que eu indico:
- Janelas Abertas
360 Meridianos
Viajando bem e barato
Preciso Viajar
Vambora


POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

5 comentários

  1. Bon Soir Samantinha !!!! Gostei bastante das dicas prá viajar, nesse tempo das dilminhas desvalorizadas, agente tem q se programar bem né ???kikikiki au revoir

    ResponderExcluir
  2. Bon Soir Samantinha !!!! Gostei bastante das dicas prá viajar, nesse tempo das dilminhas desvalorizadas, agente tem q se programar bem né ???kikikiki au revoir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se programar é essencial pra fazer uma viagem bacana com poucos custos.

      Excluir
  3. Se tem uma coisa nessa vida que eu amo é viajar, mas não abro mão de ficar em um bom hotel, ainda não me acostumei com a ideia dos albergues rsrs adorei as dicas, parabéns pelo artigo e pelo blog, beijoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada!

      Eu não ligo muito de ficar em hosteis, até porque acho super legal conhecer novas pessoas e ter contato com vários idiomas.
      Claro que tem o lado ruim que é não ter tanta privacidade.

      Mas pesquisando bem e se agendando, dá pra ficar num hotel bacana sim. Por que não?! :D

      Excluir