Runaway

Exposição Salvador Dalí no Tomie Ohtake (!!)

17:02

Um dos principais atrativos de SP é, sem dúvida, a vida loka alcoolizada grande oferta de atividades culturais.
Onde tá faltando água, tá transbordando boys alternativos magia exposições, peças de teatro, mostras de cinema e várias outras coisas o tempo todo.

E, é claro,não seria diferente dessa vez. Sampa conta com mais de 40 espaços de arte espalhados pela cidade e, escolhemos especialmente o Instituto Tomie Ohtake para rever nesta trip. O espaço dedicado a arte contemporânea, assim como a artista plástica homenageada no nome do instituto, recebe dessa vez obras de Salvador Dalí, com a maior retrospectiva já feita para o artista em terras tupiniquins.


Aos desavisados de plantão: Salvador Dalí (1904 - 1989), foi um artista plástico catalão, reconhecido mundialmente como o principal nome do Surrealismo, movimento de arte do inicio do século passado que se inspira nos signos do inconsciente na criação de suas obras. Ou, aquele tio do bigode maroto (piada fail, mas eficaz).

E, pra uma exposição dessa importância, uma fila super ultra grande (e cheia de hipster). Ao que tudo indica, grandes filas se formarão até o último dia da mostra, iniciada em outubro.

Mas garanto, compensa.

Ao todo, a exposição conta com 5 salas contendo 218 peças, entre telas (do início ao auge de sua carreira); filmes e vídeos (incluindo suas parcerias cinematográficas com Buñuel); esboços e ilustrações.

O mais bacana é perceber a transformação no estilo do artista, que começa mais figurativo e tradicional e vai se rendendo á fantasia do surrealismo.




Vale também destacar os filmes publicitários estrelados pelo artista (!) e as ilustrações de Dalí feitas para edições (maravilhosas) dos livros Dom Quixote, Alice no País das Maravilhas e outros.


Não faço spoiller de coisa boa então, largue a boemia da Augusta por uma tarde e vá porque tá bom demais.

Aviso aos desbravadores: Tem muita coisa linda! Então, vá cedo para entrar o quanto antes e veja tudo com muita calma. Duas vezes, se rolar. E aproveite para ver as outras mostras do espaço e conferir a lojinha do primeiro piso, que sempre tem promoções bacanudas de livros e catálogos das exposições.




Então, tá esperando o que???? Corre pra ver, a exposição só vai até dia 11 de Janeiro!

POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

0 comentários