Runaway

Pelas ruas de Santa Teresa...

23:28

Santa Teresa é um bairro do Rio de Janeiro famoso pelas suas construções antigas, suas ruas estreitas e tortuosas (por onde antes passava o bondinho), pela vista privilegiada da cidade que se tem de lá e, como um legítimo bairro carioca, pela boêmia! É localizado na Zona Central do Rio, no alto de uma serra entre a Zona Sul e o Centro.

Ao se andar pelas ladeiras de Santa Teresa, tais características ficam em evidência... Podemos observar vários casarões antigos - alguns com muita história -, apreciar ótimas vistas da cidade, sentir um clima mais bucólico ao dia e um mais boêmio à noite e captar um pouco do passado e da cultura da capital.

Há várias opções de acomodações para turistas, de mirantes, de bares e restaurantes e também há várias opções de passeios culturais e históricos.
Dentre os cartões postais podemos citar o Convento de Santa Teresa, que foi fundado no século XVIII; o Museu Banjamin Constant onde Banjamin residiu; o Museu Chácara do Céu com belos jardins, vistas e um museu com importantes obras de arte; o Largo do Curvelo; a linda Escadaria Selarón que liga a Lapa a Santa Teresa; e o Parque das Ruínas, que conta com jardins, atividades culturais e uma vista panorâmica da cidade e que hoje visitei e apreciei.

Conforme escrito na entrada do Parque, ele era a casa de Laurinda Santos Lobo, onde ela comandava um dos mais efervescentes salões da Belle Epoque carioca. Em seus saraus, a cada dia 4 da temporada carioca, entretinha seus convidados com música, poesia, dança e um serviço de cozinha impecável. Isadora Duncan e Anatole France e destacam entre os convidados internacionais que, de passagem pelo Rio de Janeiro, então capital da República, visitaram e abrilhantaram esses salões.
Em 1996, a Prefeitura do Rio de Janeiro convidou os arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes a desenvolver esse projeto que une às ruínas do palacete neocolonial estruturas modernistas em ferro e vidro, que alicerçam a casa e criam espaço de circulação interna, com o fim de oferecer à população do Rio de Janeiro um espaço nobre para a cultura e para a contemplação, conduzido pela Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro.



Informativo

A frente da antiga casa




Nas ruínas da casa





Minhas companheiras de Runaway!


A parte dos fundos







POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

1 comentários

  1. Massa, sarinha!!! Da vontade de voltar no tempo pra poder passar uma noite ai hihihi

    ResponderExcluir