Literatura

Crônica: Valendo a pena

15:26

Eu estava cantarolando mentalmente aquela música que diz "valeu a pena ê ê, valeu a pena ê ê" que faz menção a algo que valha a pena, mas que ocorreu no passado. E a respeito de tal parte da música, acho que devemos sim procurar viver e planejar nossa vida para que, no futuro, possamos olhar atrás e dizer isso. Mas, com essa música em mente, passei a pensar também da importância de procurar fazer e sentir com que o que estejamos vivendo valha a pena hoje. Se a forma como a vida está acontecendo (ou a forma como estamos conduzindo os acontecimentos da nossa vida) está nos fazendo felizes.
Logo me veio à memória um versículo bíblico que gosto muito que diz que "Tudo o que a pessoa deve fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder".
Acredito então que tal felicidade e vivência é melhor sentida no hoje, no "durante" e não só no "depois". E que aquele papo que os mais velhos dizem aos mais novos de "aproveite a sua época" é a mais pura verdade e que deve ser válida não só para a juventude, mas para todas as épocas na vida de uma pessoa.
Creio que devemos corresponder às nossas responsabilidades com o nosso melhor, que devemos manter princípios e valores de paz e bem conosco, que devemos arcar com as consequências das nossas escolhas, mas que, no meio disso tudo, saibamos aproveitar as experiências e os aprendizados que a nossa própria vida está nos oferecendo hoje.

Afinal, o prazer da companhia de quem amamos é melhor sentida quando dela estamos usufruindo, a alegria de se estar em um lugar aprazível é melhor aproveitada quando nele estamos, o sabor de uma comida que gostamos é melhor aproveitada quando a saboreamos, uma fase da vida é melhor vivida quando estamos passando por ela, a viagem que tanto planejamos é melhor vivida enquanto nela estamos,  um bom momento de solitude renderá mais se soubermos aproveitá-lo no "enquanto"...

Enfim, devemos saber que o "agora" é o nosso momento de viver, e "viver o melhor que pudermos" para que possamos dizer "está valendo a pena ê ê, está valendo a pena ê ê".

POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

1 comentários